<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-TV7W9T" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>
Espirometria

O que é?

É o exame que mede a capacidade de movimentação do ar durante o ciclo respiratório normal e o forçado. O método obtém essa medida sob a forma de volumes e fluxos respiratórios, que são sempre comparados com os valores determinados para a população que tem a mesma idade, sexo, altura e peso da pessoa avaliada.

Para que serve?

A espirometria permite a investigação de praticamente todas as enfermidades do pulmão, especialmente as obstrutivas, a exemplo da doença pulmonar obstrutiva crônica, mais conhecida como DPOC. O exame também possibilita o acompanhamento dos indivíduos em tratamento e ainda tem utilidade na avaliação pré-operatória de portadores de quaisquer distúrbios respiratórios.

Como é feita?

O indivíduo apenas precisa respirar dentro de um cilindro adaptado à sua boca para que os fluxos e volumes de ar inspirado e expirado sejam registrados pelo equipamento – um espirômetro – como medidas da função pulmonar. Os registros ocorrem tanto na respiração normal quanto durante a forçada, quando a pessoa é orientada pelo examinador a executar algumas manobras especiais.