<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-TV7W9T" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>
Mamografia

O que é?

É o exame radiológico das mamas, feito com uma baixa dose de radiação, quase desprezível, para produzir imagens que forneçam informações sobre o interior da glândula mamária e das axilas.

Para que serve?

A mamografia serve para o rastreamento do câncer da mama em mulheres assintomáticas, a partir de 40 anos de idade, quando busca lesões mínimas, não palpáveis, ou alterações denominadas microcalcificações. Além disso, o exame é classicamente usado para a investigação de nódulos mamários percebidos pela palpação ou mesmo por outros sintomas na região. 

Como é feita?

Para a realização do exame, as mamas são posicionadas sobre uma espécie de placa acrílica dupla e gentilmente comprimidas pelo equipamento, sob o comando de uma profissional da enfermagem com domínio técnico no procedimento. Essa compressão é necessária para espalhar adequadamente os tecidos mamários, de forma a garantir a melhor visualização dos aspectos internos da glândula. De qualquer modo, dura apenas alguns segundos em cada mama e não causa dor, embora possa ser um pouco incômoda. Para reduzir o desconforto, é sempre interessante que as mulheres em idade fértil procurem fazer a mamografia entre o quinto e o décimo dia do ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis.