<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-TV7W9T" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>
polissonografia

Orientações necessárias

I - Critério de realização
- Este exame é feito em adultos e crianças à partir de 4 anos, mediante a apresentação de pedido médico.
- Atenção: Não realizamos Polissonografia com teste de latências do sono e exame com Capnografia

II - Preparo
- Quem costuma se barbear diariamente tem de fazê-lo antes de comparecer ao Fleury.
- Os cabelos precisam ser bem lavados, com shampoo neutro, e devem estar secos no dia do exame polissonografia. Fixadores ou condicionadores não podem ser usados.
- O cliente deve levar consigo seus objetos de uso pessoal, como pijama ou camisola, escova de dentes, escova de cabelos, sabonete, travesseiro (se desejar) e chinelos com sola de borracha, caso queira tomar banho no Fleury.
- O pijama, ou camisola, precisa ter gola em V ou botões, de modo que não fique muito rente ao pescoço. Se for um modelo com calça comprida, a barra também não pode prender o tornozelo.
- Nenhum tipo de maquiagem ou creme deve ser usado no dia do exame, nem mesmo esmalte nas unhas das mãos.
- Na data agendada para a realização da polissonografia, o cliente não pode dormir durante o dia. Da mesma forma, precisa evitar o consumo de bebidas alcoólicas, chá, café e refrigerantes.

- Se estiver usando tranquilizantes ou medicamentos que interfiram no sono, o cliente deve consultar o médico solicitante e confirmar se pode realizar o exame tomando normalmente as medicações ou se precisa suspender seu uso para a realização da polissonografia - nesse caso, a interrupção tem de ser feita com, no mínimo, 15 dias de antecedência da avaliação.
- Se o médico solicitante não fez nenhuma menção a esse respeito, o cliente deve tomar normalmente todas as medicações em uso, inclusive no dia do exame.
- É necessário relatar todos os medicamentos utilizados nos últimos 90 dias, até mesmo os destinados a tratamentos de pele, como os usados em alergias e em peelings.

- Peeling: O cliente deve agendar a polissonografia no mínimo dez dias após esse tipo de procedimento dermatológico na face. Contudo, o exame não poderá ser feito se a pele ainda estiver com aspecto alterado no décimo dia depois do procedimento, pois ela precisa estar normal para receber os eletrodos da polissonografia ou qualquer outro produto irritante usado para retirá-los. Nessa situação, o cliente precisa adiar a realização do exame.
- Toxina botulínica (TB): Em caso de uso dessa medicação, o cliente deve agendar a polissonografia 72 horas após sua aplicação.
- O cliente deve suspender tratamentos dermatológicos com cremes que contenham ácidos (retinóico) ou isotretinoina sete dias antes do exame.

- No ato do agendamento, o cliente precisa informar ao Fleury se, porventura, é alérgico aos materiais empregados no preparo do exame: álcool 70%, acetona em solução, éter e micropore ou esparadrapo.

- Não é possível a gravação (filmagem) do exame.

- Para exames pediátricos, os pais devem levar mamadeira, fraldas e objetos pessoais que a criança use para dormir, como chupeta, cobertor, bichinhos de pelúcia, etc. Se a criança usar medicações para controle de algum transtorno de saúde, por exemplo, convulsão, o medicamento também deve ser levado ao local da avaliação e administrado normalmente.

É obrigatório acompanhante/responsável legal (pai, mãe ou tutor) nos casos de crianças e menores de 18 anos, deficientes e/ou idosos com limitações, desde o momento da chegada do cliente ao Fleury até o término do exame.
ATENÇÃO: Em caso de clientes fora das condições a cima, não será permitido acompanhante, pois não possuímos serviços de hotelaria.

- A suíte em que o exame é realizado possui ar-condicionado, TV LCD, armário, poltrona e iluminação indireta na mesa de cabeceira.
- Será oferecido jantar antes de iniciar o exame.

Atenção: Caso o cliente tenha restrição alimentar, o mesmo deverá levar seu próprio alimento no dia da realização do exame.

APÓS EXAME: Se houver aparecimento de lesões persistentes(alergia/dermatite) nas regiões em que são colocados micropore, entrar em contato com a Central de Atendimento do Fleury.

Método

- O registro polissonográfico pode ser realizado em um aparelho analógico ou digital;
- O mais importante é que o aparelho ofereça recursos tecnológicos que permitam a obtenção de um registro de qualidade.


Interpretação e comentários

- O exame é útil na avaliação, no tratamento e no acompanhamento de distúrbios do sono. As principais condições que se beneficiam com a avaliação polissonográfica são os distúrbios respiratórios do sono (ronco e apnéia), os quadros de sonolência diurna excessiva, como a narcolepsia, e os movimentos e comportamentos anormais que o indivíduo apresente ao dormir. Nos casos de sonolência diurna excessiva, muitas vezes é necessária a realização do teste de latências múltiplas do sono para a confirmação diagnóstica de narcolepsia ou hiperssonia idiopática. A polissonografia também contribui com o diagnóstico da fibromialgia.

Agendamento

Precisa agendar

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Jejum

Não há necessidade de jejum.