<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-TV7W9T" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">< />iframe>

Desafio Fleury: desafie seus conhecimentos #1

Desde 2005, alunos do sexto ano de Medicina das mais importantes universidades paulistas disputam o Desafio Fleury. A questão a seguir foi utilizada em uma das edições anteriores. Aproveite para testar os seus conhecimentos!

1. Homem, 62 anos, com cansaço e febre há dois dias. Refere uma viagem ao norte do país há 15 dias. Hemograma:  Hb = 12g/dL; VCM = 86fL; RDW 14%; Gb 7900/uL; plaquetas = 145.000/mm3 e a seguinte morfologia:

 

 

Qual a hipótese diagnóstica?

a.   Presença de Howell Jolly
b.   Malária por P. falciparum
c.   Erlichiose
d.   Leishmaniose
e.   Filariose

Resposta:

b. Malária por P. falciparum

Malária é a principal parasitose tropical. A infecção humana se dá quando um mosquito Anopheles fêmea inocula esporozoítos dos plasmódios a partir da sua glândula salivar durante a hematofagia.
O diagnóstico de certeza da infecção por malária é possível pela demonstração do parasita:
- Gota espessa - é o método adotado oficialmente no Brasil para o diagnóstico da malária. Visualização do parasita por microscopia óptica.
- Esfregaço delgado - possui baixa sensibilidade, permite, com facilidade e segurança, a diferenciação específica dos parasitos, a partir da análise da sua morfologia e das alterações provocadas no eritrócito infectado.