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Lancheira mais saudável

As férias escolares de julho já terminaram e a volta às aulas traz a preocupação com a alimentação das crianças fora de casa. Como alinhar as novidades que aparecem no mercado, o gosto das crianças e a praticidade necessária para o dia-a-dia, sem abrir mão da qualidade e de alimentos saudáveis?

A nutricionista do Check-Up Fleury Medicina e Saúde, Andrea Del Bianco Oliveira, explica que a elaboração da lancheira é uma ótima oportunidade para apresentar às crianças alimentos diferentes, já que contribui para o processo de criação de novos hábitos alimentares e de estímulo do paladar. Sem esquecer que os melhores hábitos são formados em casa junto com a família, por isso as outras refeições também devem ser variadas e com oferta de alimentos minimamente industrializados, sempre que possível. Então, como proceder?

Ao montar a lancheira das crianças, procure optar por alimentos variados, contemplando os diferentes grupos alimentares. Alguns exemplos:

Proteínas: Iogurte, queijinho processado, oleaginosas, ervilhas cozidas, leite ou bebidas lácteas e patê de ricota
Carboidratos: Cereais integrais, bisnaguinha integral, barra de cereal, milho verde cozido, pipoca caseira (não de microondas) e torradas ou biscoitos integrais
Vegetais e frutas:  frutas picadas, água de coco, sucos naturais sem conservantes, barra de frutas, frutas secas e desidratadas (uvas passas, damasco, maçãs, bananinhas), legumes higienizados (cenouras baby, tomates cereja)

Caso não seja possível optar somente por alimentos in natura, hoje existem boas opções no mercado para incluir na lancheira do seu pequeno: alimentos sem aditivos químicos, sem conservantes, com teor reduzido de gorduras e/ou açúcares, enriquecidos com vitaminas e minerais, fibras. Como frutas, ervilha, milho e cenoura congelados que podem ser boas opções.

Lembre-se de ficar atento à conservação dos alimentos refrigerados. Prefira as lancheiras térmicas e consulte sempre as orientações nos rótulos.