Exames para Endometriose: Saiba Como Confirmar o Diagnóstico!

Confira os principais exames realizados para endometriose, preparo e cuidados que devem ser tomados

Os exames para endometriose são procedimentos solicitados para detectar a doença e investigar a localidade, extensão e profundidade das lesões. Continue a leitura e confira detalhes sobre os principais tipos de exames para endometriose.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória causada pelo crescimento do tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 200 milhões de meninas e mulheres em idade reprodutiva podem ser afetadas pela condição.

Sintomas de endometriose

A endometriose nem sempre provoca sintomas. Quando presentes, o sinal mais característico é a cólica menstrual de forte intensidade. Além dessas manifestações, há ainda a possibilidade de surgirem dor durante a relação sexual, dor pélvica mesmo após o período menstrual e infertilidade.


A gravidade dos sintomas de endometriose pode mudar dependendo da área onde o tecido endometrial está localizado. Caso apresente sintomas, converse sempre com o seu médico. 

Principais exames que detectam endometriose

Para diagnosticar a endometriose e avaliar a sua localização, profundidade, quantidade de tecido endometrial e a presença de endometriomas, existem alguns exames específicos. 

Exame de toque

O exame é realizado em consultório pelo médico ginecologista para avaliar a presença de alterações como endometriomas (cistos de endometriose), aderências e também sensibilidade ou dor, que podem indicar a presença da doença. 

Ressonância magnética da pelve

Com protocolo dedicado. Permite o mapeamento da doença de forma multicompartimentalizada. 

Ultrassom transvaginal com preparo intestinal

Este exame permite detectar a presença de endometriose e fazer um mapeamento detalhado da doença, incluindo a identificação de lesões no intestino, na bexiga e em pequenos focos peritoneais.

Para a realização do exame, alguns cuidados são essenciais, por isso, siga atentamente as orientações do seu médico.

Tratamentos para endometriose

É importante que o tratamento de endometriose seja sempre orientado por um médico, considerando a localização do tecido endometrial. As abordagens podem incluir o uso de medicamentos para inibir a atividade ovariana, medicamentos anti-inflamatórios para controle da dor e, em alguns casos, cirurgia para remover o tecido endometrial. 

Confie na qualidade e segurança do Fleury

Cuide da sua saúde e realize o seu exame para endometriose com o Fleury.

Para consultar valores, obter mais informações e localizar a unidade mais próxima, entre em contato pelo WhatsApp ou ligue para (11) 3179-0822 (Grande São Paulo) ou 0800 704 0822 (demais localidades). Se preferir, você também pode optar pelo agendamento digital do Fleury.

Conheça o centro dedicado ao diagnóstico e tratamento da endometriose. O Fleury Endometriose é um espaço voltado ao cuidado integral da mulher. A unidade reúne soluções que vão desde o acompanhamento com profissionais especializados, como fisioterapeutas, nutricionistas e psicológicos, até a realização de exames e tratamentos personalizados realizados em um espaço completo e integrado para pacientes com endometriose. Entre em contato para saber mais. 

Fale sempre com o seu médico e evite tomar qualquer decisão sem antes consultá-lo.