A faringite aguda é uma condição comum na prática médica e se caracteriza por uma inflamação na faringe, que leva, geralmente, a dor na garganta, entre outros sintomas.
Diante de sinais sugestivos de faringite aguda, a avaliação médica é fundamental para determinar a causa provável, a presença de complicações e a abordagem mais adequada para o quadro.
Converse sempre com seu médico e, para saber mais, continue a leitura.
A faringite aguda é a inflamação da faringe, a parte da garganta localizada atrás do nariz e da cavidade oral. A faringite aguda pode ter diferentes causas e, embora qualquer pessoa possa desenvolver o quadro, é mais comum em crianças e adolescentes.
A faringite aguda é uma condição que pode ter diferentes causas. As principais são:
Os vírus respiratórios são a causa mais comum de faringite aguda. Entre esses vírus estão incluídos os rinovírus, os adenovírus, os coronavírus – como o Sars-CoV-2, da Covid-19 -, o influenza A e B, o parainfluenza, entre outros.
Na faringite causada por vírus respiratórios, além da dor de garganta, outros sintomas são frequentes e auxiliam o diagnóstico do quadro, como:
Outros vírus, como o Epstein-Barr, que leva à mononucleose infecciosa, o citomegalovírus e o herpes simples também podem provocar faringite aguda.
O Streptococcus do grupo A é a principal causa bacteriana de faringite aguda. Além da dor de garganta que, em geral, tem início súbito, o indivíduo pode apresentar também:
O Streptococcus do grupo A pode levar a complicações como otite, abscesso, febre reumática, glomerulonefrite, entre outras. O tratamento antibiótico usado nesse quadro também tem a finalidade de prevenir essas complicações.
Outras bactérias podem ainda causar faringite aguda, contudo, são menos frequentes.
A faringite alérgica, como o nome sugere, é causada por reações alérgicas a substâncias como pólen, poeira, pelos de animais, entre outras. Os sintomas característicos incluem:
Existem ainda outras causas não infecciosas. Portanto, a avaliação médica é sempre fundamental.
A faringite aguda costuma ser diagnosticada por meio de uma avaliação clínica detalhada feita pelo médico, levando em consideração os sintomas relatados pelo paciente e o exame físico.
A avaliação médica é crucial para excluir quadros potencialmente mais graves e para determinar a necessidade de tratamento específico.
Em casos selecionados, exames laboratoriais podem auxiliar a identificar a causa do quadro, a exemplo de testes que pesquisam vírus, do teste rápido para pesquisa do Streptococcus do grupo A, da cultura de orofaringe e de sorologias específicas.
Diante de sintomas sugestivos de faringite é sempre importante conversar com seu médico ou procurar avaliação médica.
Quando houver necessidade de exames laboratoriais, conte com o Fleury. Para localizar o laboratório mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma on-line.
Conheça as causas do inchaço nas pernas, causas e possíveis tratamentos
Sintomas, tratamento e como é realizado o diagnóstico da infecção intestinal.
Conheça o que é a mioglobina, como funciona o exame, preparo e indicação