O edema nos membros inferiores se caracteriza por um inchaço palpável nas pernas decorrente do acúmulo de líquidos no espaço entre os tecidos.
Diferentes causas podem levar a inchaço nas pernas, sobretudo nos pés e nos tornozelos, abrangendo desde quadros em que um só membro é acometido até aqueles bilaterais, mais comuns.
Identificar as causas e tratar o inchaço adequadamente é importante para prevenir complicações mais graves e melhorar a qualidade de vida. Converse sempre com seu médico, continue a leitura e conheça mais sobre essa condição.
Diversos fatores podem levar a inchaço nas pernas, seja quadros agudos, seja quadros crônicos.
Diante de um inchaço em apenas uma das pernas, sobretudo se acompanhado por outros sinais, como dor, vermelhidão e calor local, a avaliação médica imediata é imperativa para afastar uma condição denominada trombose venosa profunda, que é potencialmente grave. Outras condições que podem se associar a um edema em apenas um dos membros inferiores são trauma e lesões musculoesqueléticas, infecção local, entre outros quadros.
O edema bilateral, por sua vez, é mais comum e tem a doença venosa crônica como uma de suas principais causas. Nesse quadro, as veias da perna, devido a danos em suas válvulas, não promovem um retorno eficiente do sangue em direção ao coração. Os pacientes com doença venosa crônica também podem apresentar alterações na pele dos membros inferiores e até mesmo lesões, como úlceras.
Outras condições que podem também provocar inchaço em ambas as pernas são:
Cada um desses fatores pode se associar a inchaço nas pernas, por isso, é importante identificar a causa específica para um tratamento eficiente.
Diante de inchaço nas pernas, é importante procurar avaliação médica para investigar a causa do quadro e avaliar a necessidade de tratamento específico.
Muitas vezes, a história clínica, que inclui a presença de outros sintomas concomitantes, de doenças previamente diagnosticadas, de medicamentos em uso, de traumas recentes, entre muitas outras informações, combinada com um exame físico detalhado é capaz de direcionar a hipótese diagnóstica.
Em alguns casos, testes laboratoriais complementares são necessários para auxiliar a investigação do quadro e podem incluir desde exames de sangue e urina até exames de imagem. Contudo, cada caso deve ser avaliado de forma individual pelo médico.
Algumas medidas podem auxiliar a reduzir o inchaço nas pernas. Entre as recomendações práticas estão incluídas:
Contudo, é importante ressaltar que essas medidas podem não ser indicadas em todos os casos e devem ser sempre discutidas com o médico assistente.
Converse sempre com seu médico e quando exames laboratoriais forem solicitados, conte com o Fleury. Para localizar o laboratório mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma on-line.
Sintomas, tratamento e como é realizado o diagnóstico da infecção intestinal.
Conheça o que é a mioglobina, como funciona o exame, preparo e indicação
Conheça os sintomas, diagnóstico e possíveis tratamentos da faringite aguda