A mioglobina é uma proteína presente nas células dos músculos esqueléticos e cardíaco. Com estrutura semelhante à da hemoglobina, também tem a capacidade de se ligar ao oxigênio.
Altos níveis dessa substância no sangue são indicativos de lesão muscular, incluindo o infarto agudo do miocárdio. Atualmente, também existem outros marcadores com essa finalidade.
Converse sempre com seu médico e, para saber mais sobre o tema, continue a leitura.
A mioglobina é uma proteína encontrada predominantemente no tecido muscular esquelético e cardíaco, semelhante à hemoglobina dos glóbulos vermelhos.
A principal função dessa proteína é armazenar oxigênio nas células musculares, liberando-o conforme necessário para atender às demandas energéticas, especialmente durante períodos de atividade mais intensa.
Durante o infarto do miocárdio, as células cardíacas danificadas liberam mioglobina na corrente sanguínea, resultando em níveis elevados dessa proteína no sangue. Dessa forma, a mioglobina é um dos marcadores usados para avaliar injúria aguda no músculo cardíaco e pode auxiliar o diagnóstico do infarto.
No entanto, atualmente existem outros métodos utilizados para diagnosticar lesões miocárdicas, como a dosagem da troponina.
O exame serve para investigar lesões musculares, incluindo do músculo cardíaco. É realizado através de uma simples coleta de sangue.
Para o teste, uma pequena amostra de sangue é coletada e encaminhada para análise laboratorial.
É importante ponderar que o aumento dos níveis da mioglobina no sangue não é específico de lesão nas células cardíacas. Além do infarto agudo do miocárdio, outras condições podem provocar elevação dessa proteína, a exemplo de:
Portanto, a dosagem da mioglobina e o resultado do exame devem ser sempre solicitados e interpretados por um médico à luz do contexto clínico do paciente e, se necessário, de outros exames.
A interpretação do resultado do exame deve ser sempre realizada por um médico.
O médico avalia não apenas os níveis de mioglobina, mas também a correlação com a história clínica do paciente, com seus sintomas e com dados de exame físico e de outros exames laboratoriais para um diagnóstico preciso.
Converse sempre com seu médico. Para localizar o laboratório mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma on-line.
Conheça as causas do inchaço nas pernas, causas e possíveis tratamentos
Sintomas, tratamento e como é realizado o diagnóstico da infecção intestinal.
Conheça os sintomas, diagnóstico e possíveis tratamentos da faringite aguda