Cuidar da saúde também é coisa de homem

Falar de saúde masculina, principalmente quando o assunto aborda órgãos sexuais e reprodutivos, pode ser tabu para muitos homens. Por preconceito ou fatores culturais, não é raro encontrar quem ache que a ideia de um acompanhamento médico não é necessária.

Falar de saúde masculina, principalmente quando o assunto aborda órgãos sexuais e reprodutivos, pode ser tabu para muitos homens. Por preconceito ou fatores culturais, não é raro encontrar quem ache que a ideia de um acompanhamento médico não é necessária. “O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor maligno que mais acomete o homem, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e, por isso, é importante que seja diagnosticado no início, o que aumenta consideravelmente as chances de cura.

Segundo o especialista Daniel Suslik Zylbersztejn, hoje as doenças sexualmente transmissíveis são as que mais acometem os homens adultos jovens e especialmente os adolescentes. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam 35% dos adolescentes não usam preservativo nas relações sexuais. “Isso faz com que haja uma alta prevalência das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo o HPV, que também pode ser fator desenvolvedor de alguns tipos de tumores, como o câncer de pênis. Embora haja vacina para evitar a doença, a quantidade de homens que tomam as duas doses não chega a 30%”, alerta Zylbersztejn.

Para orientação, acompanhamento, promoção de saúde e prevenção de doenças é importante que os homens criem uma rotina de ida ao urologista. Diferentemente das mulheres, que são incentivadas ao acompanhamento ginecológico desde o momento em que menstruam, eles não são estimulados a procurar um especialista. “Os meninos, geralmente, não vão a lugar algum. Porque nós, como pais, como sociedade, não desenvolvemos a consciência ou a cultura de enviar os garotos ao médico para falar sobre saúde e prevenção de doenças, para fazer exames e tirar dúvidas próprias da adolescência? Vícios que podem prejudicar a saúde dos nossos adolescentes, como o tabagismo (narguilé e cigarros eletrônicos), o uso abusivo de álcool e o uso de drogas são outras ações importantes que podem e devem ser abordadas na consulta”, diz o médico.

E não é apenas após os 40 anos que se deve procurar um urologista – é preciso fazer isso ainda na adolescência. Após os 12 anos, quando o garoto entra na puberdade, essas consultas devem ser costumeiras. “Ao menos uma vez a cada seis meses. Na fase adulta, essa visita pode ser anual”, ressalta Zylbersztejn. 

Em relação à próstata – glândula do sistema reprodutor masculino responsável pela produção do esperma –, os exames de toque e o PSA (antígeno prostático específico) devem ser feitos com anualmente, a partir dos 50 anos. “Se houver caso de câncer de próstata na família antes dos 65 anos ou em afrodescendentes, o homem deve procurar fazer exames com toque retal e dosagem de PSA no sangue a partir dos 40 anos,”, orienta Daniel Zylbersztejn. As chances de cura são de 90% quando o câncer é diagnosticado no início. Há ainda uma gama de exames genéticos capazes de identificar propensão a ter tumores maligno (sabe-se que a predisposição genética representa aproximadamente 10% dos casos de câncer de próstata). Esses exames, como o Painel do Câncer de Próstata Hereditário, oferecido no laboratório Fleury, são importantes ainda para adotar medidas de prevenção precoces, se for detectado o risco.

Outro tema que acaba ficando às escuras para os homens é a infertilidade, que pode estar associada ao câncer de testículo, à leucemia e a linfomas, além de doenças muito prevalentes, como a varicocele. Mas é possível preservar a fertilidade nos casos oncológicos, recorrendo, por exemplo, à preservação dos espermatozoides. “Todos que passam por tratamento de câncer em idade reprodutiva, ou que pensam ainda em ter filhos em uma idade mais avançada, podem fazer a criopreservação de sêmen. O tratamento do tumor de testículo, mais prevalente entre homens de 25 a 40 anos, pode interferir na reprodução. Portanto é importante congelar os espermatozoides antes da realização da quimioterapia ou radioterapia e em especial antes da retirada do testículo afetado pelo tumor”, indica o médico.

A criopreservação é uma técnica bastante eficaz e muito utilizada hoje em dia. Ela permite que o sêmen seja congelado a 196°C negativos e armazenado por um longo período. A dica para pacientes que vão iniciar tratamento é, inicialmente, conversar com um médico sobre o assunto. No Fleury, é possível encontrar esse procedimento, bem como exames diagnósticos. A adoção de mudanças simples na rotina do homem também pode ajudar na proporcionar uma vida mais saudável e evitar doenças. Deixar o sedentarismo de lado, fazer atividades físicas, reduzir o consumo de álcool e tabaco e ter uma alimentação equilibrada são algumas delas.