Disidrose: causas, prevenção e cuidados!

A disidrose é uma condição de pele que causa pequenas bolhas nas mãos e nos pés, acompanhadas de coceira e irritação. Saiba mais.

A disidrose é uma condição dermatológica caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas de líquido claro nas palmas das mãos e plantas dos pés. Embora não seja um problema sério, esse quadro pode causar desconforto significativo para os afetados devido à coceira intensa e a dor resultante.

A condição ocorre principalmente em adultos jovens e pode aparecer de forma intermitente, muitas vezes correlacionando-se com certos fatores ambientais e pessoais.

Causas da disidrose

A disidrose pode ocorrer por fatores externos ou internos.

  • Fatores externos: dermatite de contato irritativa ou alérgica, produtos alergênicos ingeridos ou inalados, infecções (especialmente as fúngicas) e as reações provocadas por medicamentos como penicilina e piroxicam.
  • Fatores internos: quando há a possibilidade diagnóstica de dermatite atópica e psoríase palmoplantar.

Sintomas da disidrose

O quadro clínico, geralmente, é caracterizado pelo acometimento simétrico e bilateral, mais frequentemente das mãos do que dos pés.

O quadro clínico na fase aguda da disidrose inclui vesículas, cujo conteúdo líquido é incolor, localizadas nas superfícies laterais e dorsais dos dedos. As vesículas podem ser acompanhadas de coceira intensa e até dor. Quando houver lesão da região plantar, o exame micológico para diferenciar de infecção fúngica se faz necessário. 

Na fase crônica a pele apresenta descamação, aumento da sua espessura e presença de fissuras na região palmar ou plantar, o que impede exercer as atividades do dia a dia e mesmo as profissionais.

Diagnóstico

O diagnóstico da disidrose é clínico. Contudo, o dermatologista pode precisar descartar outras condições com sintomas semelhantes, como tinea pedis (infecção por fungos) dermatite de contato e psoríase.

Em casos específicos, biópsias de pele ou testes para alergias podem ser realizados para ajudar a confirmar o diagnóstico.

Tratamento para disidrose

O tratamento indicado pelo dermatologista irá depender da gravidade das lesões e pode incluir compressas secativas, corticoides tópicos e imunomoduladores em casos recorrentes.

Prevenção e cuidados

Embora a disidrose possa ser incômoda, uma abordagem adequada de tratamento e prevenção pode ajudar a controlar seus sintomas. Por isso, é importante que pacientes que apresentem sinais de disidrose consultem um dermatologista.

Além disso, medidas preventivas podem reduzir a ocorrência de surtos de disidrose, como limitar a lavagem das mãos a duas a três vezes por dia; evitar o contato direto das mãos com detergente (usar luvas de vinil) e uso de cremes hidratantes.

Para localizar o laboratório mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online.

O Fleury possui um Centro Integrado de Dermatologia, com consultas e exames dermatológicos disponíveis.

Lembre-se sempre de consultar o seu médico.

Fonte: sbd.org.br