Como a infusão pode auxiliar no resultado do seu tratamento?

Entenda o que é a infusão e como ela pode ajudar.

Quando seu médico recomenda acrescentar ao seu tratamento  a administração de agentes imunobiológicos parenterais, muitas dúvidas podem ocorrer.  O uso de tais medicamentos vem em uma crescente nos últimos anos, devido à ampliação do espectro de alvos terapêuticos disponíveis e de suas indicações clínicas permeados por pesquisas que confirmam seus resultados.

Terapia infusional na medicina é a administração de medicamentos diretamente por agulha em vias de acesso não-fisiológicas criadas momentaneamente, como a endovenosa (direto na veia) e a subcutânea (no tecido abaixo da pele). Podemos citar como vias fisiológicas aquelas administradas pelo trato gastrointestinal, como por exemplo a oral e a sublingual. Embora o processo ocorra de forma simples e tranquila, a administração da dose correta e cuidados médicos podem ser mais ou menos complexos dependendo da doença e do quadro clínico do paciente. Por isso, esse tipo de terapia requer um centro especializado, onde uma equipe de saúde treinada oferece toda a segurança ao atendimento e aplicação.

A terapia infusional é necessária em circunstâncias onde o medicamento administrado por via oral perde sua eficácia ou leva a eventos adversos significativos. A terapia de infusão é amplamente utilizada para a aplicação de medicamentos que potencializam a resposta à terapia em determinadas doenças. Nesses casos, a opção por esse tipo de via de tratamento pode potencializar os resultados de uma forma que as vias fisiológicas não alcançariam.  

A terapia biológica aplicada em um centro de infusão terapêutica abrange um grande número de doenças em diversas especialidades da medicina: oncologia, reumatologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, pneumologia, alergologia, imunologia, oftalmologia, hematologia, pediatria, infectologia, dentre outras.

Como exemplos de condições clínicas que podem ser beneficiadas pela terapia biológica, citam-se as doenças autoimunes, as doenças inflamatórias e as alérgicas que acometem diferentes órgãos e sistemas. Entretanto, as opções terapêuticas existentes não se limitam a esses exemplos, uma vez que o tratamento de outras doenças, como a osteoporose, também pode ser realizado ou potencializado pela terapia infusional. Porém, o alto custo do procedimento exige que o seu uso seja racional, com indicações específicas para casos selecionados.

Para potencializar os resultados do tratamento com a terapia infusional, outras intervenções que vão além da terapia medicamentosa podem contribuir para melhorar o quadro clínico. Por exemplo, na artrite reumatoide e na espondilite anquilosante, a reabilitação e a atividade física trazem benefícios comprovados ao quadro clínico do paciente, com impacto significativo na qualidade de vida e na resposta terapêutica. Pacientes com doenças autoimunes neurológicas, que são tratadas com a terapia de infusões terapêuticas, como a esclerose múltipla e a neuromielite óptica, também se beneficiam da reabilitação física.

Sempre é bom lembrar que parte do sucesso do tratamento é de responsabilidade do paciente. A conscientização sobre a importância de manter hábitos saudáveis é importante em todos os casos e se torna ainda mais relevante quando o quadro clínico pode ser influenciado pelo estilo de vida. É o que ocorre por exemplo no tratamento das doenças autoimunes, que podem demandar o uso de corticoides em altas doses, o que pode ocasionar ganho de peso, elevação da pressão arterial e aumento da glicemia. Esses efeitos colaterais podem ser minimizados ou mesmo evitados por meio da realização de exercícios físicos regulares e seguimento de uma dieta saudável.

A terapia infusional já representa um grande benefício para os pacientes porque as aplicações intravenosa ou subcutânea têm um poder de absorção da medicação mais acurado no organismo e tempo de resposta geralmente mais rápido. Os resultados são ainda mais significativos para os pacientes cuja condição clínica permite a atenção permanente aos hábitos de vida mais equilibrados, com alimentação saudável e a prática de atividades físicas de forma regular. Essas atitudes são fundamentais para o controle de diferentes doenças e ainda mais importantes para quem pretende melhorar a resposta ao tratamento.

Para saber mais sobre as infusões terapêuticas e o Fleury Infusões, clique aqui.