Pedra nos rins: sintomas, causas e tratamento!

Saiba quais são os sintomas e possíveis complicações de pedras nos rins, tratamentos e exames indicados para o diagnóstico

O cálculo renal ou nefrolitíase, conhecido popularmente como pedra nos rins, é uma condição em que pequenas massas sólidas se formam nos rins.

Ele ocorre quando há um excesso de determinadas substâncias na urina, como cálcio, oxalato, cistina e ácido úrico, que se aglomeram e formam pequenos cristais, que gradualmente aumentam de tamanho, levando aos cálculos.

Muitas vezes os cálculos são pequenos e passam despercebidos. Contudo, pedras maiores podem desencadear sintomas e bloquear o fluxo de urina, levando a complicações mais sérias.

Converse sempre com seu médico, continue a leitura e saiba mais sobre como prevenir esse quadro.

Sintomas de pedra nos rins

O cálculo renal pode permanecer nos rins por muito tempo, sem causar sintomas. Nesses casos, pode ser encontrado em um exame de imagem feito por outro motivo.

Contudo, quando passa para o trato urinário, pode levar a diferentes manifestações, que incluem:

  • Dor, normalmente sentida na parte inferior das costas ou nas laterais, que pode se irradiar para o abdômen ou para a virilha e variar em intensidade;
  • Sangue na urina (hematúria);
  • Náuseas e vômitos, em geral associados à dor intensa;
  • Dor ou urgência para urinar.

Na presença de sintomas é sempre importante procurar atendimento médico.

Fatores de risco para pedras nos rins

Algumas condições e hábitos podem aumentar o risco de desenvolvimento de pedras nos rins, a exemplo de:

  • Dietas ricas em proteína animal, em sódio e em alguns tipos de açúcar;
  • Hidratação insuficiente, como beber pouca água;
  • História familiar ou pessoal prévia de pedras nos rins;
  • Doenças cônicas como gota, obesidade, diabetes mellitus e condições que afetam o metabolismo do cálcio, como o hiperparatiroidismo;
  • Uso de determinados medicamentos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do cálculo renal é realizado por nefrologista, urologista ou clínico geral e, em geral, envolve avaliação dos sintomas relatados, exame físico do paciente e exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou a ultrassonografia.

Além disso, podem ser indicadas análises de sangue e de urina para identificar alterações metabólicas ou possíveis infecções.

Tratamento

O tratamento deve ser sempre indicado pelo médico e varia dependendo do tamanho e da composição do cálculo, bem como da sua localização e da presença e intensidade dos sintomas ou de outras complicações, a exemplo de infecção.

Nos casos leves, pode ser feito em casa, por meio de hidratação abundante e de medicamentos para controlar a dor e para facilitar a eliminação do cálculo. 

Nos casos com pedras maiores e sintomas mais intensos, o tratamento é, em geral, hospitalar e também conta com medicações para a dor, hidratação e abordagens direcionadas à quebra do cálculo em fragmentos menores ou à sua remoção.

Cuidados para prevenir pedras nos rins

Para diminuir o risco de formação de novas pedras nos rins, algumas medidas podem ser úteis, como:

  • Aumentar a hidratação, sobretudo a ingestão diária de água;
  • Reduzir a ingestão de sal e aumentar a de frutas e vegetais;
  • Outras orientações em relação à alimentação podem ser feitas de acordo com o tipo de cálculo;
  • Manter o acompanhamento médico em dia.

Para localizar o laboratório mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online.

Lembre-se sempre de consultar o seu médico.