Sem heróis nem bandidos

As dietas da moda nos fazem acreditar que os alimentos são como personagens de histórias infantis: há os vilões, que nunca devem ser consumidos, e os mocinhos, que salvam nosso organismo de todos os males.

As dietas da moda nos fazem acreditar que os alimentos são como personagens de histórias infantis: há os vilões, que nunca devem ser consumidos, e os mocinhos, que salvam nosso organismo de todos os males. Mas o bom senso é o principal ingrediente de bons hábitos alimentares e, como destaca Karin Sedó Sarkis, nutricionista do Fleury, “vale variar bastante à mesa e ficar atento aos rótulos”.

Muito corante, pouco colágeno

Pode até ser uma sobremesa pouco calórica, mas a gelatina contém corantes artificiais, conservantes, açúcar, adoçante e pouca proteína para dar consistência à preparação. Ao contrário do que se diz, não fortalece unhas, pele e cabelo. “O teor de colágeno é muito baixo para fornecer tais benefícios.”

Gordura saturada, ainda que “do bem”

O óleo de coco tem uma composição melhor do que outras fontes de gordura saturada, mas deve ser usado ocasionalmente e em pouca quantidade. “O consumo elevado de gordura saturada está associado ao aumento do colesterol sanguíneo e ação pró-inflamatória.”

Carboidrato é energia

Arroz, massas, pães, batata, mandioca e outros alimentos do grupo dos carboidratos precisam compor as principais refeições do dia, ainda que moderadamente. “O nosso cérebro utiliza carboidrato como fonte de energia. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se em sua função de construção de tecidos”, ensina a nutricionista. “Então, se você quer ganhar músculos, esse é mais um motivo para manter esse grupo alimentar da dieta. A exclusão pode gerar cansaço, dificuldade de concentração, oscilação no humor, maior irritabilidade, dispersão e insônia”, completa.

 

Três frutas por dia 

Vitaminas, minerais, fibras, enzimas digestivas e compostos bioativos, com ações antioxidantes, anti-inflamatórias, reguladoras dos sistemas imunológico e intestinal – e há quem classifique as frutas como vilãs por conterem açúcar. Ao menos três frutas por dia é a recomendação de Karin, que alerta: “sucos naturais devem ser consumidos com moderação por conter menos fibras, mas se consumidos logo após o preparo, os compostos das frutas são mantidos”.

Arroz e feijão: uma boa combinação 

Se o primeiro já foi demonizado por ser carboidrato, o segundo também vem sendo excluído dos pratos de quem faz dietas da moda, seja por contagem de calorias, seja por uma fama injusta de provocar gases em qualquer organismo. O feijão é uma importante fonte de proteína vegetal, além de conter vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e ferro. “Quando acompanhado do arroz, fornece todos os aminoácidos essenciais (que o corpo não produz). Sua quantidade de fibras ajuda na sensação de saciedade e no bom trânsito intestinal. É uma brasilidade com grande diversidade: há feijão branco, preto, carioca, fradinho, azuki, manteiga, mulatinho, entre outros”, defende a nutricionista.