Confira nesse conteúdo todos os detalhes sobre os principais sintomas da endometriose, quais são eles, como pode identificar e cuidados
Existem diferentes tipos de endometriose e tratamentos eficazes disponíveis para controlar a doença. Quando presente, a intensidade dos sintomas de endometriose muitas vezes afetam a rotina e podem impactar tarefas do dia a dia. Contudo, o que muita gente não sabe é que nem sempre a endometriose provoca sintomas.
Ao sinal de qualquer sintoma, procure sempre a orientação do seu médico. Saiba mais continuando a leitura.
A endometriose pode ser assintomática. Quando os sintomas estão presentes, sua intensidade pode variar, sobretudo em relação ao órgão afetado. Os sinais mais comuns associados à condição incluem:
Cólicas intensas antes ou durante a menstruação;
Dor abdominal forte;
Dor durante ou após a relação sexual;
Dor para evacuar;
Dor para urinar;
Fadiga e sensação constante de cansaço;
Inchaço abdominal ou presença de massa palpável no abdome;
Infertilidade ou maior dificuldade para engravidar;
Menstruação excessiva ou irregular;
Sangramentos fora do ciclo menstrual.
Muitas vezes, a endometriose também pode gerar dor nas costas, devido à inflamação que afeta a região lombar.
Crises de endometriose são caracterizadas por cólicas intensas e dores abdominais que podem dificultar ou até impedir a realização de tarefas cotidianas.
Ao perceber qualquer sintoma, não deixe de consultar o seu médico.
Até o momento, a causa exata da endometriose ainda não é totalmente conhecida. O que se sabe com clareza é que é uma doença “hormônio dependente” e inflamatória. Contudo, acredita-se que a condição pode estar relacionada a alguns fatores como baixo peso ao nascer, menarca precoce, menstruação retrógrada e transformação de células peritoneais.
De forma geral, a doença é classificada em superficial, ovariana e profunda, quando acomete órgãos e estruturas abaixo da superfície peritoneal. São inúmeros fenótipos e graus variados de severidade.
Atualmente, o diagnóstico é baseado no exame físico e história clínica pormenorizada, além de métodos de imagem dedicados como a ultrassonografia e ressonância magnética.
Entretanto, é importante lembrar que tanto o diagnóstico quanto o tratamento da endometriose devem ser realizados por um especialista.
O Fleury oferece exames e terapias complementares ao tratamento clínico, tais como fisioterapia, nutrição e apoio psicológico para pacientes com endometriose.
Para consultar valores, obter mais informações e localizar a unidade mais próxima, entre em contato pelo WhatsApp ou ligue para (11) 3179-0822 (Grande São Paulo) ou 0800 704 0822 (demais localidades). Se preferir, você também pode optar pelo agendamento digital do Fleury.
Conheça o centro dedicado ao diagnóstico e terapias de suporte ao tratamento da endometriose. O Fleury Endometriose é um espaço voltado ao cuidado integral da mulher. A unidade reúne soluções que vão desde o acompanhamento com profissionais especializados, como fisioterapeutas, nutricionistas e psicológicos, até a realização de exames e terapias de suporte conduzidos em um espaço completo e integrado para pacientes com endometriose. Entre em contato para saber mais.
Fale sempre com o seu médico e evite tomar qualquer decisão sem antes consultá-lo.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.
A expertise Fleury agora também em Pesquisas Clínicas.
Confira os principais exames realizados para endometriose, preparo e cuidados que devem ser tomados