Muito além de uma simples escolha nutricional, a dieta kosher segue um conjunto rigoroso de leis alimentares descritas no Torá, o livro sagrado do judaísmo. Para quem segue essa prática, comer kosher não é apenas uma questão de saúde, mas também um ato espiritual e de respeito à religião.
Contudo, a alimentação kosher tem ganhado cada vez mais destaque, já que seus benefícios podem ser aproveitados por qualquer pessoa, e não apenas quem segue a tradição judaica. Mas afinal, você sabe o que é esse tipo de alimentação? Continue lendo.
Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que a alimentação kosher é aquela que está em conformidade com as leis judaicas, chamadas kashrut. Em tradução, a palavra "kosher" vem do hebraico "kasher", que significa "próprio" ou "adequado".
Para se ter uma ideia, essas leis determinam os alimentos que podem ser consumidos, como os alimentos devem ser preparados e como devem ser combinados. Na dieta kosher, laticínios e carnes não podem ser preparados ou ingeridos um após o outro, assim como os utensílios utilizados, que também devem respeitar regras específicas.
Nela, os itens usados para o preparo ou consumo de carnes e leites, por exemplo, precisam ser separados. Além disso, apenas os alimentos processados ou industrializados que possuem o selo kosher são considerados apropriados para o consumo.
Embora a motivação principal da dieta kosher seja religiosa, muitas pessoas, sobretudo vegetarianos e veganos, escolhem seguir esse padrão alimentar, principalmente pela pureza e qualidade dos alimentos.
Outro benefício muito significativo é que também há menor risco de contaminação cruzada, o que oferece uma maior segurança alimentar.
Os alimentos industrializados com certificação kosher são identificados por selos específicos, emitidos por empresas autorizadas que seguem critérios estabelecidos pela Lei Judaica.
Normalmente, essa certificação é representada por um selo kosher impresso na embalagem, que pode variar conforme o país. No Brasil, os selos são emitidos por entidades como a BKA e a BDK.
Ficou sabendo da novidade? Com o compromisso de proporcionar uma experiência cada vez melhor, as unidades Fleury de Higienópolis e Paraíso já oferecem opções de lanche kosher para pacientes que seguem essa dieta.
Os produtos oferecidos nessas unidades são fornecidos pelo Restaurante e Mercearia Mazon e certificados pelo Rabino Y. D. Horowitz Shlita.
Conheça mais informações sobre a estomaterapia, como ela é realizada e onde fazer
Confira os principais exames realizados para endometriose, preparo e cuidados que devem ser tomados
Conheça detalhes e mais informações sobre o exame de ressonância da perna