O vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais causadores de infecções respiratórias, especialmente em crianças pequenas, idosos e indivíduos com doenças crônicas. Os sintomas mais comuns incluem tosse, febre e congestão nasal, contudo, o quadro pode apresentar complicações, como bronquiolite e pneumonia. Saiba mais.
A transmissão do VSR ocorre principalmente por meio do contato com gotículas liberadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. O contato com superfícies contaminadas também é outra via de disseminação.
Os sintomas mais comuns são semelhantes aos de um resfriado comum, incluindo coriza, tosse e febre. Em casos mais graves, podem surgir respiração ofegante e apneia, especialmente perigosos em bebês e idosos.
O VSR pode causar doenças como:
O VSR é o principal vírus associado ao desenvolvimento da bronquiolite, uma inflamação nos bronquíolos (estruturas responsáveis pela condução do ar inspirado para os alvéolos pulmonares) que afeta principalmente crianças com menos de dois anos. Os sintomas incluem tosse seca, chiado no peito e dificuldade ou esforço para respirar.
Quando o VSR acomete os pulmões, pode causar pneumonia, condição que causa tosse, febre, falta de ar, dificuldade ou dor para respirar, entre outras manifestações.
A infecção pelo VSR em adultos também pode desencadear quadros graves, além de piorar doenças pré-existentes, como doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, insuficiência cardíaca e outras doenças crônicas. Essas complicações de saúde ocorrem com maior frequência em pacientes com mais de 60 anos.
A prevenção da infecção pelo VSR baseia-se em boas práticas de higiene, como lavar as mãos com regularidade, limpar objetos contaminados e evitar o contato próximo com indivíduos infectados. Em tempos de surtos, o distanciamento social e a higienização de superfícies são especialmente recomendados.
Outra maneira de prevenção é pela vacinação. Em bebês, é recomendado o uso do imunizante Beyfortus - Nirsevimabe, um imunobiológico que fornece anticorpos específicos contra o VSR. Esse imunizante protege os bebês contra as formas graves da infecção pelo VSR, como a bronquiolite.
Na população adulta, há duas vacinas disponíveis atualmente: a Arexy®, indicada para idosos, e a Abrysvo®, indicada para idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades a partir de 18 anos de idade.
Com a vacinação é possível reduzir significativamente a incidência de doenças graves causadas pelo VSR.
Você pode receber a vacina contra o VSR em uma das unidades Fleury. Para saber o preço e outras informações consulte nossa equipe.
Agende a sua imunização de forma descomplicada e prática com o agendamento digital do Fleury!
Você conhece a massagem Shantala? confira informações sober como ela é realizada e como o Fleury pode te apoiar
Conheça detalhes sobre a gripe longa, como você pode se prevenir e principais sintomas
Conheça informações importantes sobre a gripe em bebês, quais cuidados tomar, prevenção e causas