Gripe prolongada: quando ocorre e como prevenir!

Conheça detalhes sobre a gripe longa, como você pode se prevenir e principais sintomas

A maioria das pessoas que apresenta infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza (gripe) apresenta sintomas que se resolvem em até duas semanas. 

Contudo, em alguns casos, esses sintomas podem persistir por mais tempo que o habitual, condição que pode ser chamada de gripe prolongada. 

Continue a leitura para saber mais.

O que é a gripe prolongada?

A gripe prolongada é caracterizada pela persistência dos sintomas gripais por um tempo maior, além do período típico de recuperação, que normalmente leva de uma a duas semanas. 

Embora não seja uma entidade clínica comumente reconhecida, como ocorre com a Covid longa, estudos mostram que algumas pessoas podem apresentar sintomas residuais por semanas após a fase aguda da infecção. 

Essa condição tende a ser mais observada durante os meses de maior circulação do vírus influenza, como o outono e o inverno, e pode afetar especialmente pessoas com sistema imunológico vulnerável.

Sintomas mais comuns da gripe prolongada

Os sintomas da gripe prolongada podem variar em intensidade e duração. Os mais frequentemente relatados incluem:

  • Fadiga;
  • Dor muscular e articular persistente;
  • Tosse prolongada;
  • Dor de cabeça recorrente;
  • Desconforto respiratório;
  • Dificuldade de concentração e alterações de memória;
  • Sensação de mal-estar geral.

Esses sintomas podem interferir nas atividades diárias e causar preocupação, principalmente quando persistem por muito tempo.

Quando procurar ajuda médica?

Se os sintomas gripais persistem por mais de duas semanas, é aconselhável buscar avaliação médica, para que sejam investigadas outras causas que podem ser responsáveis pelos sintomas persistentes. 

Embora as manifestações possam ser decorrentes de um estado inflamatório após a própria infecção viral, também podem estar associadas a complicações como sinusite e outras infecções bacterianas superpostas.

Medidas gerais que ajudam na recuperação

- Mantenha uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais

- Hidrate-se bem

- Procure fazer repouso

- Tenha sono de boa qualidade

- Evite exercícios físicos excessivos.

E não se esqueça de manter sua vacinação em dia. A vacinação contra influenza (gripe) é recomendada anualmente a partir dos seis meses de idade.

Proteja você e sua família contra a gripe

Você pode receber a vacina contra a gripe em uma das unidades Fleury. Para saber o preço e outras informações consulte nossa equipe.

Agende a sua imunização de forma descomplicada e prática com o agendamento digital do Fleury!