Pneumonia bacteriana: sintomas e tratamento!

Entenda o que é a pneumonia bacteriana, seus sintomas e quando procurar ajuda médica. Confira o artigo.

Pessoas de todas as idades podem ter pneumonia bacteriana. Contudo, crianças menores de 5 anos, indivíduos com determinadas doenças crônicas, sobretudo as que afetam o pulmão ou o sistema imunológico, e indivíduos com mais de 60 anos são o grupo de maior risco tanto para a doença quanto para complicações associadas ao quadro.

Os sintomas de uma pneumonia bacteriana incluem febre, dor no peito, falta de ar, tosse, geralmente com secreção, entre outros.

Para saber mais sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento, continue a leitura. Converse sempre com seu médico!

O que é a pneumonia bacteriana

A pneumonia bacteriana é uma infecção pulmonar causada por bactérias, sendo o Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, o agente etiológico mais comum. A infecção leva à inflamação dos alvéolos e tecidos que os rodeiam, comprometendo a troca gasosa e dificultando a respiração.

A transmissão do Streptococcus pneumoniae geralmente ocorre de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva ou de secreções eliminadas pela fala ou pela tosse.

Existem outros tipos de pneumonia?

Sim, a pneumonia pode ser causada por outros patógenos além das bactérias, incluindo vírus e fungos. O influenza e o Sars-CoV-2 (Covid-19) são exemplos de vírus que podem causar pneumonia.

Sintomas da pneumonia bacteriana

Os sintomas da pneumonia bacteriana são variados e podem ser semelhantes aos de outras condições respiratórias. No entanto, as manifestações mais comuns são:

  • Febre
  • Tosse, que pode ter expectoração amarelada ou esverdeada
  • Dor no peito, que pode piorar ao respirar ou ao tossir;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Calafrios;
  • Fadiga ou fraqueza;

Diante de sintomas, é sempre importante buscar atendimento médico para diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Diagnóstico

O diagnóstico da pneumonia bacteriana deve ser sempre feito pelo médico. Uma história clínica minuciosa e um exame físico detalhado são os recursos mais importantes. A partir deles, o médico pode avaliar a necessidade de exames laboratoriais, como o raio X de tórax.

De acordo com a avaliação inicial, evolução e gravidade do quadro outros exames podem ser necessários, a exemplo de exames de sangue, como o hemograma, testes para pesquisa do agente etiológico ou exames de imagem complementares, a exemplo da tomografia computadorizada.

Tratamento da pneumonia bacteriana

O tratamento da pneumonia bacteriana visa combater a infecção e prevenir complicações e envolve o uso de antibióticos, que devem ser sempre prescritos por um médico, após um diagnóstico adequado. O tipo específico de antibiótico e a duração do tratamento dependem da gravidade da infecção, do provável agente causador e de características clínicas do paciente.

Além disso, repouso e hidratação adequada são recomendados. Em situações mais graves ou específicas, a hospitalização pode ser necessária.

Prevenção da pneumonia bacteriana

A melhor maneira de prevenir a pneumonia bacteriana causada pelo Streptococcus pneumoniae é através da vacinação. Há diferentes vacinas disponíveis contra o pneumococo, que são indicadas, sobretudo, na imunização de rotina da criança até cinco anos, para crianças maiores de seis anos, adolescentes e adultos com determinadas doenças crônicas que aumentam o risco da doença e de suas complicações e para indivíduos com mais de 60 anos.

Converse sempre com seu médico e conte com o Fleury para realização das vacinas ou dos exames indicados. Para localizar a unidade mais próxima da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma on-line.