Dosagem de VWF (VWF:Ag)
Os níveis plasmáticos de VWF:Ag são influenciados por vários parâmetros fisiológicos, incluindo idade, grupo étnico, hormônios e grupo sanguíneo ABO. Sabe-se que o grupo sanguíneo O pode apresentar, em média, 25% a menos de VWF circulante em relação aos outros grupos. Desta forma, os valores de VWF:Ag considerados normais ocupam uma extensa faixa (40 a 240 UI/dl). Os métodos mais utilizados na detecção de VWF:Ag são imunológicos (radioimunoensaio ou imunoensaio enzimático), por serem mais sensíveis e precisos. Níveis reduzidos de VWF:Ag estão presentes nas deficiências quantitativas do VWF (DvW tipo 1 e tipo 3), sendo que nas variantes do tipo 2, os níveis podem ser diminuídos ou normais.
Atividade coagulante do FVIII (FVIII:C)
A determinação de FVIII:C é feita por meio de método coagulométrico, baseado no TTPA, ou cromogênico, baseado na geração de fator X ativado. A diminuição do VWF (DvW tipo 1 e tipo 3) ou de sua afinidade com o FVIII (DvW tipo 2N) ocasiona uma diminuição no FVIII:C. Nos outros tipos da DvW, a redução dos níveis do FVIII é variável.
Atividade cofatora da ristocetina (VWF:RCo)
Esse método é utilizado para testar a aglutinação plaquetária dependente do VWF. A ristocetina é um antibiótico glicoproteico que promove a interação entre VWF e GPIba plaquetária. Ao acrescentar ristocetina, em concentração > 1,0 mg/ml, a uma suspensão de plaquetas normais, fixadas ou não em formol, e plasma do paciente, desencadeia-se um processo de aglutinação plaquetária. Este processo é dependente da quantidade de VWF:Ag, principalmente de multímeros de alto peso molecular, e de sua afinidade pela GPIb plaquetária. A formação de aglutinados plaquetários facilita a transmissão de luz através da suspensão de plaquetas e a luz captada pelo equipamento é registrada em forma de gráfico.
Ensaio VWF:GPIbR
Um ensaio desenvolvido recentemente (VWF:GPIbR) utiliza fragmentos de GPIba recombinantes ligados a micropartículas, eliminando o uso de plaquetas inteiras. O VWF:GPIbR é menos variável e mais sensível do que o VWF:RCo, mas apresenta excelente correlação com o VWF:RCo, e já está disponível comercialmente. Como vantagem adicional, o VWF:GPIbR não é afetado pela variante comum p.D1472H do VWF, ao contrário do VWF:RCo.